sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Análise do Discurso na prova de Língua Portuguesa: uma interpretação

Olá, pessoal!!

Este vídeo ajuda muito na prova de Língua Portuguesa, pois oferece um caminho, uma estratégia de intrepretação baseado na teoria de análise do discurso. Logo abaixo, tem-se uma questão do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos que tem como base a teoria proposta.




QUESTÃO VESTIBULAR  (UNICAMP)

“Bichos. As criaturas que me serviram durante anos eram bichos.”

Essa visão das pessoas é expressa por Paulo Honório, narrador e personagem central de São Bernardo, de Graciliano Ramos.


 
A) Identifique de que lugar social fala Paulo Honório.­­­­­

B) Explique por que na posição de Paulo Honório, as pessoas podem ser vistas como bichos.
 
C) Mencione dois episódios que ilustrem essa forma de tratamento por parte de  Paulo Honório.
 

 
      Gabarito

A) Paulo Honório, proprietário rural, dono de São Bernardo, fala como senhor onipotente, ditatorial, usando as pessoas para sua própria ascensão, desumanizando as relações.

B) Na estrutura agrária nordestina, há uma relação quase feudal entre proprietários e trabalhadores, predominando a opressão do senhor, disfarçada sob um paternalismo, a ideologia do favor.

C) Podem ser citadas várias partes que ilustram a visão de Paulo Honório. O próprio casamento com Madalena (o que sentia era o desejo de preparar um herdeiro para as terras de São Bernardo); A Dominação exercida sobre Casimiro Lopes, capataz e capanga; e o relacionamento opressor e utilitarista com Madalena, Rosa e Padilha ilustram esse comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário