O QUE É UM TEXTO?
A palavra texto significa tecido, portanto escrever um texto pode ser associado à produção de um tapete. O escritor tece suas idéias com finalidade produzir sentido. Diante disso, um texto é tudo aquilo que produz um sentido para o leitor, assim um quadro, uma novela, um filme, uma música, uma charge, etc. São textos, pois estão carregados de sentido e de intenção.
FORMAS: ESCRITO, GRÁFICO OU FÔNICO
TEXTUALIDADE é o conjunto de características responsáveis por caracterizar uma dada configuração lingüística como texto.
PROPRIEDADES DA TEXTUALIDADE
- SENTIDO PRAGMÁTICO: Função comunicativa
- SENTIDO SEMÂNTICO: Coerência
- SENTIDO FORMAL: Coesão
COESÃO: Relação entre as palavras e frases de um texto. É essa relação, essa conexão que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases; encadeamento linear das unidades lingüísticas presentes no texto.
COERÊNCIA: Relação estabelecida entre as partes do texto, criando uma unidade de sentido. Diz respeito à não-contradição de sentidos entre passagens do texto.
BEAUGRANDE E DRESSLER (1983): Há 7 fatores responsáveis pela textualidade distribuídos em 2 grupos.
G 1 – Os que se relacionam com o material linguístico e conceitual (coesão e coerência);
G 2 – Os que se relacionam com fatores pragmáticos e são de natureza social: intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade).
PROPRIEDADES CENTRADAS NOS ASPECTOS LINGUISTICOS DO TEXTO
1 - COESÃO: Promove a interrelação semântica entre os elementos textuais.
- REPETIÇÃO: Retomada de elementos no discurso. Presença de elementos constantes. Seqüência de assuntos diferentes = não-texto.
- RELAÇÃO: Fatos e conceitos devem estar relacionados.
2 – COERÊNCIA: Dá ao texto a condição de interpretabilidade; confere ao texto uma unidade de sentido dos elementos linguísticos do mesmo.
- PROGRESSÃO: Acréscimo de informações ditas. Permite que o texto “caminhe”; complementa a repetição.
- NÃO-CONTRADIÇÃO: Um texto coerente não deve ter elementos que contradigam um aspecto já colocado. (CONTRADIÇÃO x CONTRASTE)
PROPRIEDADE CENTRADA NOS INTERLOCUTORES
Há dois fatores que são a natureza interativa da comunicação verbal:
- INTENCIONALIDADE: (Centra-se no emissor)
- ACEITABILIDADE: (Centra-se no receptor)
PROPRIEDADE CENTRADA NA SITUAÇÃO
- SITUACIONALIDADE: Elementos contextuais que favorecem a comunicação: espaço geográfico, o tempo, as relações existentes entre os interlocutores, o grau de conhecimento, etc.
PROPRIEDADE CENTRADA NA RELAÇÃO DO TEXTO COM OUTROS TEXTOS PRÉVIOS
- INTERTEXTUALIDADE: Nenhum texto é autêntico. Todos são intertextos. Partem de informações, crenças, conceitos contidos em textos prévios.
PROPRIEDADE CENTRADA NO CARÁTER INFORMATIVO DO TEXTO
- INFORMATIVIDADE: Interesse do receptor pelo texto depende do grau de informatividade de que ele seja portador. Nível mediano de informatividade é o ideal.
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