terça-feira, 12 de outubro de 2010

O QUE É UM TEXTO?

O QUE É UM TEXTO?

A palavra texto significa tecido, portanto escrever um texto pode ser associado à produção de um tapete. O escritor tece suas idéias com finalidade produzir sentido. Diante disso, um texto é tudo aquilo que produz um sentido para o leitor, assim um quadro, uma novela, um filme, uma música, uma charge, etc. São textos, pois estão carregados de sentido e de intenção.

FORMAS: ESCRITO, GRÁFICO OU FÔNICO

TEXTUALIDADE é o conjunto de características responsáveis por caracterizar uma dada configuração lingüística como texto.

PROPRIEDADES DA TEXTUALIDADE


  • SENTIDO PRAGMÁTICO: Função comunicativa
  • SENTIDO SEMÂNTICO: Coerência
  • SENTIDO FORMAL: Coesão

COESÃO: Relação entre as palavras e frases de um texto. É essa relação, essa conexão que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases; encadeamento linear das unidades lingüísticas presentes no texto.

COERÊNCIA: Relação estabelecida entre as partes do texto, criando uma unidade de sentido. Diz respeito à não-contradição de sentidos entre passagens do texto.


            BEAUGRANDE E DRESSLER (1983): Há 7 fatores responsáveis pela textualidade distribuídos em 2 grupos.

G 1 – Os que se relacionam com o material linguístico e conceitual (coesão e coerência);

G 2 – Os que se relacionam com fatores pragmáticos e são de natureza social: intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade).

PROPRIEDADES CENTRADAS NOS ASPECTOS LINGUISTICOS DO TEXTO

1 - COESÃO: Promove a interrelação semântica entre os elementos textuais.
  • REPETIÇÃO: Retomada de elementos no discurso. Presença de elementos constantes. Seqüência de assuntos diferentes = não-texto.
  • RELAÇÃO: Fatos e conceitos devem estar relacionados.

2 – COERÊNCIA: Dá ao texto a condição de interpretabilidade; confere ao texto uma unidade de sentido dos elementos linguísticos do mesmo.
  • PROGRESSÃO: Acréscimo de informações ditas. Permite que o texto “caminhe”; complementa a repetição.
  • NÃO-CONTRADIÇÃO: Um texto coerente não deve ter elementos que contradigam um aspecto já colocado. (CONTRADIÇÃO x CONTRASTE)

PROPRIEDADE CENTRADA NOS INTERLOCUTORES


            Há dois fatores que são a natureza interativa da comunicação verbal:

  • INTENCIONALIDADE: (Centra-se no emissor)
  • ACEITABILIDADE: (Centra-se no receptor)

PROPRIEDADE CENTRADA NA SITUAÇÃO


  • SITUACIONALIDADE: Elementos contextuais que favorecem a comunicação: espaço geográfico, o tempo, as relações existentes entre os interlocutores, o grau de conhecimento, etc.


PROPRIEDADE CENTRADA NA RELAÇÃO DO TEXTO COM OUTROS TEXTOS PRÉVIOS

  • INTERTEXTUALIDADE: Nenhum texto é autêntico. Todos são intertextos. Partem de informações, crenças, conceitos contidos em textos prévios.

PROPRIEDADE CENTRADA NO CARÁTER INFORMATIVO DO TEXTO


  • INFORMATIVIDADE: Interesse do receptor pelo texto depende do grau de informatividade de que ele seja portador. Nível mediano de informatividade é o ideal.

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